Otimizando o Microsoft Windows XP®.

Como havia lhes prometido terminei de montar as técnicas para deixar o sistema operacional Windows XP mais rápido e estável. Não é de minha autoria por completo, foram feitos várias pesquisas sobre o tema, com dicas de vários lugares.

Para o pessoal entender melhor o que vai ser postado nessa coluna do Blog, eu vou dar uma breve introdução:
O chefe de estratégia de segurança da Microsoft, Scott Charney, disse, em Brisbane, que “as informações coletadas pela ferramenta de diagnóstico Dr. Watson revelam que metade de todos os travamentos no Windows são causados não pelo código da Microsoft, mas pelo código de softwares de terceiros”.

Mas a explicação da empresa é simples, e faz sentido. São comuns – e já foram muito mais – softwares que não são desenvolvidos levando em consideração as diretrizes e critérios publicados pela Microsoft em seus Software Development Kits (SDKs).

Existe nessa equação um elemento que raramente é lembrado, e pode ter uma parcela grande de culpa nos problemas de instabilidade e travamentos nos sistemas operacionais: o usuário.

Embora o computador esteja se tornando uma ferramenta cada vez mais amigável, ele ainda não tem condições de fazer auto – manutenção. Infelizmente, cabe ao usuário tomar medidas preventivas, para que o computador fique sempre atualizado.

A seguir vou citar algumas medidas que garantem uma estabilidade e rapidez no Windows:

Obs: Antes de fazer qualquer coisa citada nesta coluna, certifique – se de que você saiba o que esta fazendo, algumas mudança, se não forem bem feitas podem acarretar num mal funcionamento do Windows, coisa que não queremos.
Boa sorte e aqui vamos nós!

  • Limpe a pasta Prefetch.

C:\WINDOWS\Prefetch

Essa pasta armazena links para arquivos de boots e programas, no entanto, com o uso, a pasta acumula links absoletos ou pouco usados, o que prejudica a performance.

  • MSConfig.

Menu Iniciar / Executar : msconfig e navegue até a pasta Inicializar

Para evitar carregamento de programas desnecessários. Desmarque somente aqueles que tem certeza que sabe do que se trata. Melhora o desempenho na inialização do sistema.

  • Editando o System.ini:

Menu Iniciar / Executar : system.ini

Vá até a última linha e cole o seguinte texto (Sem apagar nada):

32BitDiskAccess=on
32BitFileAccess=on
DMABufferSize=64
MinSPs=16
PageBuffers=32
ConservativeSwapfileUsage=1

  • Habilitar logon automático:

Menu Iniciar / Executar / Digite: control userpasswords2

Na aba Usuários desmarque a opção: Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador.

Surgirá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Selecione o nome do usuário padrão e deixe a senha em branco.

Em seguida: Painel de Controle / Contas de Usuários / Alterar modo como os usuários fazem logon ou logoff / Desmarque as opções: Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário.

  • Menu Iniciar mais rápido:

Menu Iniciar / Executar : regedit

Navegue até HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop e selecione MenuShowDelay na lista da direita. Com o botão direito do mouse clique em Modoficar e mude o valor para 0.

  • Adicione e Remova programas embutidos do Windows XP:

C:\WINDOWS\inf

Obs: Caso essa pasta não aparece normalmente em seu computador, ela deve estar ocultada pelo sistema, portanto, é só mandar mostrar pastas e arquivos ocultos.

Clique no arquivo Sysoc.inf e apagar a palavra “hide” das linhas que contém o programa que você deseja desinstalar.

Exemplo: WBEM=ocgen.dll,OcEntry,wbemoc.inf,hide,7 (Antes) -> WBEM=ocgen.dll,OcEntry,wbemoc.inf,,7 (Depois)

  • Apague as pastas especiais do Meus Documentos (Minhas Músicas, Meus Vídeos, etc):

Menu Iniciar / Executar: regsvr32 /u mydocs.dll em seguida apague as pastas indesejadas.

  • Otimizando a Inicialização e o desligamento do Windows XP:

Menu Iniciar / Executar: regedit

Navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop, na coluna da direita procure por HungAppTimeout e troque seu valor para 100, em seguida procure também, no mesmo local por WaitToKillAppTimeout trocando seu valor para 100 também.

Após isso vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\ e procure por WaitToKillServiceTimeout etroque seu valor para 100.

  • Descarregue todas as Dll’s que não estão em uso:

Menu Iniciar / Executar: regedit

Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer.

Crie uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL e coloque seu valor de 0 para 1.

  1. Como criar uma chave: Clique com o botão direito do mouse na chave Explorer, aponte para Novo, depois Chave. Uma nova chave vai ser criada dentro do item Explorer (vai parecer uma pasta nova). Renomeie-a com o nome desejado.
  • Configure corretamente o valor do Cache de seu processador:

Menu Iniciar / Executar: regedit

Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management, procure na coluna da direita por SecondLevelDataCache dê um duplo clique na janela em que se abriu, marque a opção Decimal e em Value Data digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem.

  • Gerenciando melhor a Memória Virtual:

Painel de Controle / Sistema / Avançado / Desempenho / Avançado / Memória Virtual / Alterar: Selecione a opção Sem arquivo de troca.

  • Relatório de Erros do Windows.

Meu Computador / (Botão direito do mouse) Propriedades / Propriedades do Sistema / Avançado / Relatório de Erros (Marque a opção Desativar Relatório de Erros).
Bom, essa são algumas dicas existentes para melhorar a performance de seu computador ao utilizar o Windows XP, futuramente disponibilizarei um arquivo .doc com várias outras dicas pra quem quiser se aprofundar melhor.

Até mais e espero que tenham gostado.

Uma resposta to “Otimizando o Microsoft Windows XP®.”

  1. Gostei, tem uma apresentacao atrante, as cores nao fogem a vista, le-se perfeitamente,mas ainda falta aqui muitos segredos que existem no xp, continua, la chegaras, os meus cumprimentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: